in , , , , , , , , ,

10 dicas de como fazer um ensaio sensual

Olá! Neste post vamos dar 10 dicas para mulheres que desejam fazer um ensaio sensual. Afinal de contas, você fará um investimento considerável num ensaio fotográfico e, por isso, vale a pena se informar e estar preparada para o que vem pela frente.

Uma coisa muito importante a lembrar é que para realizar um ensaio sensual é preciso ser maior de 18 anos. Quem ainda não atingiu a maioridade, deve esperar um pouco. Jamais esconda isso de um profissional, você pode complicá-lo. Da mesma forma, é preciso muita atenção por parte de quem vai fotografar.

Mas agora, sem enrolação, vamos direto ao ponto. Se você está se planejando para fazer o seu ensaio, continue lendo este artigo e confira as 10 dicas que nós temos especialmente pra você!

VEJA TAMBÉM: 75 ideias de poses sensuais para ensaios fotográficos femininos

1 – Tenha um objetivo pessoal em mente

Dicas de como fazer um ensaio sensual Foto de Will Collette fotógrafo dos Estados Unidos
Foto ensaio de Will Collette fotógrafo dos Estados Unidos

Em primeiro lugar você deve ter claramente, na cabeça, qual seu objetivo ao fazer um ensaio sensual. Obviamente que são inúmeras as possibilidades. Você pode querer:

  • Afirmar sua autoestima.
  • Impressionar parceiro/parceira.
  • Obter engajamento nas redes sociais.
  • Divulgar seu trabalho a partir do ensaio fotográfico.

Essas são apenas algumas possibilidades. Mas a definição de um porquê é muito importante, pois é começando pelo objetivo que você deve nortear as escolhas seguintes.


2 – Como escolher um fotógrafo ou fotógrafa para fazer um ensaio sensual

Dicas de como escolher fotógrafo para fazer um ensaio sensual - Foto de Alex Ribeiro fotógrafo de SC
Foto de ensaio sensual de Alex Ribeiro fotógrafo de SC

Uma vez que você tem, com clareza, o porquê de fazer o ensaio sensual, o segundo passo é escolher um fotógrafo ou uma fotógrafa.

E para isso, atualmente, qualquer mulher conta com a ajuda inestimável do Instagram. Então, numa consulta pela hashtag #ensaiosensual, por exemplo, você pode iniciar sua pesquisa.

Mas esse é só uma dos caminhos. Existem muitas outras formas de encontrar um profissional de fotografia adequado para você. Pode ser mesmo através da internet ou por alguma indicação de amigas/conhecidas que já realizaram um ensaio e se sentiram satisfeitas.

O mais importante na escolha é equacionar seu objetivo ao custo do ensaio e o estilo do fotógrafo.

Sobre custos, não falaremos neste post, porque foge um pouco do nosso propósito neste momento.

Mas uma coisa muito importante de lembrar é se você se sentirá mais à vontade sendo clicada e dirigida por um homem ou uma mulher. Essa decisão pode fazer toda a diferença! Pense a respeito!


3 – Como escolher a locação para um ensaio sensual

Dicas de como escolher locação para um ensaio sensual - Foto de Alejandro Gonzalez fotógrafo da Venezuela
Foto de Alejandro Gonzalez fotógrafo da Venezuela em ensaio num haras

Muitos fotógrafos ou fotógrafas que realizam ensaios sensuais contam com inúmeros opções de locação, internas e externas.

Alguns profissionais, inclusive, possuem estúdio próprio, o que pode facilitar bastante sua tarefa de escolher uma locação incrível para realizar seu ensaio sensual ou boudoir, além de ser uma possibilidade de reduzir custos.

Antigamente, o motel era uma das principais soluções para fazer fotos sensuais. Hoje em dia as coisas são diferentes, e o Airbnb é muito utilizado para quem busca por locações internas para ensaios boudoir.

Por outro lado, em ambientes externos, geralmente, os ensaios ocorrem em meio a natureza. Em alguma praia ou algum outro local praticamente deserto e que garanta privacidade.

Mas, você também pode surpreender o profissional na sua escolha, a depender do seu objetivo. O importante é que haja discrição e segurança para tudo correr da melhor maneira durante os cliques.

Por fim, leve em conta se você pretende utilizar a luz natural do dia ou iluminação artificial. Preferencialmente, converse com o profissional de fotografia sobre isso para saber se as suas preferências combinam com as dele.


4 – Como escolher um look para um ensaio sensual

Dicas de como fazer um ensaio sensual - Foto de de André Michels fotógrafo do RS
Foto de ensaio sensual de André Michels fotógrafo do RS

Ao escolher um look para realizar um ensaio sensual é importante levar em consideração algumas coisas: primeiramente, de novo, o seu objetivo. Você pode, por exemplo, querer realizar alguma fantasia e vestir um figurino específico, criar uma personagem no estilo dominadora etc.

Mas é bom pensar em algo que, além de combinar com seu corpo, tenha a ver com o estilo do fotógrafo e que também tenha harmonia com o cenário.

O ideal é comprar roupas/lingeries novas, de boas marcas para valorizar o ensaio. E caso você use algo que já está em seu armário, dê preferência para o que você tiver de melhor, ainda que não seja de uma cor favorita, por exemplo.

Algo importante a saber é que a câmera fotográfica expõe, e muito, o tecido usado ou de baixa qualidade.


5 – Cuidados básicos para o dia de fazer suas fotos sensuais

Dicas de como fazer um ensaio sensual - Foto de Evgeny Freyer fotógrafo russo
Foto de ensaio sensual de Evgeny Freyer fotógrafo russo

Alguns cuidados são mesmo muito básicos para o dia do ensaio fotográfico. Aliás, no mínimo, tudo deve começar na véspera.

  • Alimente-se bem, mas faça refeições leves.
  • Não saia para a balada na noite anterior.
  • Tenha uma noite de sono tranquila e revigorante.
  • Tente não se hidratar além da conta pra não causar retenção de líquidos e se sentir inchada.

E algo muito importante, chegue ao local do ensaio de unhas feitas e cabelo lavado.

E isso tudo sem contar que muitas garotas realizam bronzeamento ou mesmo um clareamento dentário. Vale tudo para chegar bem consigo mesma no dia do ensaio.


6 – Preocupações com cabelo e maquiagem para ensaio sensual

Dicas de como fazer um ensaio sensual - Foto de Alessandro Marinho fotógrafo de SP
Foto de Alessandro Marinho fotógrafo de SP

Algo que você deve pensar também é se você vai desejar algum cuidado especial para o ensaio, no que se refere a cabelo e maquiagem. Aqui novamente é importante lembrar do seu objetivo e do quanto você está disposta a investir.

Em relação a maquiagem, muitos fotógrafos indicam maquiadoras para o dia. Mas dependendo de suas habilidades, você mesma pode cuidar disso. Então já tenha em mente como você vai se maquiar e os produtos que você precisa levar.

Sobre cabelo, pergunte também ao fotógrafo se ele tem indicações ou vá ao salão na véspera, até mesmo no dia da sessão de fotos e faça um corte pensando no ensaio. Caso queira algum penteado especial, contrate um hair stylist ou algum outro cabeleireiro de sua preferência para acompanhá-la. E claro, você também pode ir, simplesmente, com seu cabelo escovado e arrasar nas fotos dessa maneira.


7 – Combine limites no ensaio sensual

Dicas de como fazer um ensaio sensual - Foto de ensaio sensual de Gabriel Correia
Foto de ensaio sensual de Gabriel Correia

Você deve saber até que ponto deseja se expor diante das câmeras. Não é preciso ficar encanada durante toda a sessão, se será preciso ficar nua ou não, por exemplo.

Caso você não queira mostrar mais do que acha que deve, deixe isso claro para o profissional que está produzindo seu ensaio.

E se você não gosta que toquem seu corpo, pois não se sente confortável com o contato físico, não espere rolar um clima de tensão no estúdio, avise desde o início. Como dizem os antigos: “o combinado não sai caro”.


8 – Confie no profissional que você escolheu para fazer fotos sensuais

Dicas de como fazer um ensaio sensual - Foto de Gabriel Veríssimo em ensaio sensual na praia
Foto de Gabriel Veríssimo em ensaio sensual na praia

Se você pesquisou algumas poses e quer realizá-las, converse com o fotógrafo ou a fotógrafa e reserve um tempinho para isso. Mas não fique todo o tempo jogando contra o profissional que você mesma escolheu.

Entregue-se à experiência de ser dirigida, saia do controle e foque as suas energias em você mesma!


9 – Prepare-se fisicamente e mentalmente para o ensaio sensual

Dicas de como fazer um ensaio sensual 
 - Foto de ensaio sensual de Moezart da Califórnia
Foto de ensaio sensual de Moezart da Califórnia

Posar para um ensaio sensual não é como relaxar numa banheira de hidromassagem. Fisicamente exige-se força e resistência para executar algumas poses desconfortáveis. E tudo piora quando também se está lidando com a exposição de ter o corpo nu, ou semi nu, em posições embaraçosas.

Ou seja, uma sessão de fotos, por ser muito cansativa, pode se tornar estressante. Então saia de casa consciente da exaustiva tarefa e chegue motivada pra realizar seu ensaio.

Se você tem travas ou acanhamentos, trabalhe isso antes de chegar na hora, ou como dissemos no tópico anterior, combine seus limites. E não fique esperando que os profissionais envolvidos te motivem ou quebrem a sua timidez.

É claro que um fotógrafo ou uma fotógrafa experiente vai saber como te deixar mais à vontade pra você se soltar durante a sessão de fotos. Mas não vá contando com isso. Seja também agradável e bem disposta. Ajude a criar o ambiente perfeito que você deseja para seu ensaio.


10 – Invista em edição de fotos

Dicas de como fazer um ensaio sensual - Foto de ensaio de Samuel Melim fotógrafo brasileiro
Foto de ensaio de Samuel Melim fotógrafo brasileiro

Na internet existem muitos de profissionais editores que mostram como uma foto não se basta sem um trabalho bem feito de edição. Isso é algo que pode simplesmente transformar o resultado de um ensaio fotográfico.

Dessa forma, a última dica é: invista no processo de pós-produção, no tratamento das fotos.

Caso o seu fotógrafo ou fotógrafa faça o tratamento com um custo a mais, compre o serviço, vai valer a pena. E caso eles realizem somente uma edição básica, contrate o serviço de um especialista, se você tiver condições, claro.

Mas não pense em edição no Photoshop como algo pejorativo, como algo que serve para esconder defeitos ou manipular a imagem. Pense que o tratamento serve, principalmente, para realçar a beleza natural de seu rosto e de seu corpo. Tornando seu ensaio mais atrativo e valoroso. Ou seja, como o toque final de um trabalho artístico!


Foto de Mulher Bonita é no GATA VIRAL

Dicas para arrasar em seu ensaio sensual

E essas foram algumas dicas para você, simplesmente, arrasar no seu ensaio sensual.

Esperamos que tenha gostado e que essas dicas sejam úteis em alguma medida.

Foto de ensaio sensual de Wanessa Truglio fotógrafa de SP
Foto de ensaio sensual de Wanessa Truglio fotógrafa de SP

Siga nosso perfil no Instagram. No @gataviral você vai encontrar muitas outras referências fotográficas, além de modelos e influencers com conteúdos relevantes!

@gataviral
@gataviral

GATA VIRAL – Indicações e referências para você realizar um Ensaio Sensual.

O que você achou?

Nino Batista fotógrafo de retratos e ensaios sensuais do Texas

Fotos de Mulheres Loiras e Sexy do Instagram